segunda-feira, 26 de setembro de 2022

 DIA EUROPEU das LÍNGUAS

26 de setembro

"Todos merecem a oportunidade de beneficiarem das vantagens culturais e económicas que as competências linguísticas podem trazer. Aprender línguas também ajuda a desenvolver a tolerância e a compreensão entre pessoas de diferentes origens linguísticas e culturais(…)

Declaração do Secretário-Geral do Conselho da Europa e do Comissário Europeu para a Educação e Cultura numa declaração conjunta no lançamento do Ano Europeu das Línguas.

O Centro Europeu para as Línguas Modernas criou o sítio Dia Europeu das Línguas, com múltiplos recursos (atividades, jogos, base de dados de eventos, etc.) disponíveis em 37 línguas, que poderão inspirar quem, em contexto educativo, pretende abordar a temática.

O principal evento deste ano, Dia Europeu das Línguas 2022: Competências linguísticas ao serviço da juventude, foi organizado pela Comissão Europeia para celebrar também o Ano Europeu da Juventude 2022 e terá a juventude no seu centro.

Este evento conduzirá a uma viagem da Suécia a Portugal e da Estónia à Espanha para discutir escolas com consciência linguística e o modo como as salas de aula multilingues e as atividades comunitárias promovem a inclusão.

Haverá igualmente ligação a alguns dos eventos do Dia Europeu das Línguas que acontecem nos Estados Membros da União Europeia (UE) e em que os jovens terão oportunidade para partilharem o modo como se sentem em relação às línguas e como elas influenciam as suas vidas.

Tendo em conta o grande número de crianças deslocadas ucranianas , o evento permitirá discussões sobre o apoio à inclusão de refugiados ucranianos nos sistemas educativos nacionais da UE, com especial enfoque na integração através da aprendizagem de línguas.  


Sem comentários:

Enviar um comentário