Cidadania Digital

O que é a Cidadania Digital? 

A cidadania digital consiste na utilização da tecnologia de forma responsável, interagindo de forma ética, independentemente do mundo físico ou digital, respeitando os outros e conhecendo os seus direitos e deveres.  

De facto, a interação digital, através de redes sociais, sites noticiosos e blogs, por exemplo, é hoje uma parte integrante dos consumidores do século XXI, sendo que a Internet ajuda na informação, na construção das nossas opiniões e no eco que dá à nossa voz nos mais variados outputs.

A cidadania digital anda de mãos dadas com a literacia digital, sendo esta muito mais do que mero conhecimento tecnológico, dado que inclui uma ampla variedade de práticas éticas e sociais que devem ser incorporadas no trabalho, no ensino e no lazer dos utilizadores.

A cidadania digital está em linha com a sociedade civil e com a forma como ela evoluiu, razão pela qual o cidadão digital de hoje é influenciado, mas também influencia (e com um alcance superior àquele de que dispunha há uma dúzia de anos), é crítico e comprometido com as suas causas e a Internet é a ferramenta que melhor lhe permite aceder a tudo e a todos chegar. 

OITO ELEMENTOS DA CIDADANIA DIGITAL

  1. Acesso digital – capacidade de chegar/aceder/utilizar a tecnologias e recursos online.
  2. Comércio online – capacidade de comprar e vender bens e serviços no espaço digital.
  3. Comunicação digital – troca eletrónica de informações e dados.
  4. Literacia digital – é a capacidade de usar, compreender e criar em ambiente digital e está relacionada com a maior probabilidade de tomar decisões acertadas online.
  5. Cortesia digital – código de conduta ou procedimentos relacionados com o impacto nos outros aquando da utilização de dispositivos digitais.
  6. Saúde digital – é o bem-estar físico e psicológico no mundo online, sabendo respeitar os outros e utilizar estas ferramentas de forma equilibrada. 
  7. Direito digital – é a responsabilidade por ações tomadas em ambiente digital e está relacionada com a criação de regras e políticas do mundo online.
  8. Privacidade digital – é a capacidade de compreender os limites das partilhas e os riscos inerentes a um ambiente imaterial, onde acessos não solicitados, vírus e outros bots podem pôr a segurança dos utilizadores em risco.

Ações que a tecnologia nunca substituirá.






  Hoje, dia 9 de fevereiro, celebra-se mundialmente o Dia da Internet + Segura




    Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes.

Com o retorno às aulas não presenciais, esta é a oportunidade perfeita para introduzir, ou reforçar, os temas da segurança digital na comunidade escolar. Este ano pretende-se chamar a atenção dos jovens, crianças, pais, professores, incentivando para a união e criação de um espaço melhor para todos na Internet.
A Seguranet disponibiliza sugestões de atividades e recursos de apoio.

A Rede Concelhia de Bibliotecas de Cantanhede (RBC) no Dia da Internet Mais Segura partilhou este vídeo que o João e a Joana tiveram a gentileza de fazer e que nos poderá ajudar a refletir sobre as melhores práticas para preservarmos o que é um bem comum.


  A cidadania digital ajuda a reforçar as competências necessárias para tirarmos o máximo partido das novas tecnologias. A prática da Cidadania digital diz respeito ao uso responsável da tecnologia no mundo virtual. Proteger dados, saber comportar-se online e saber filtrar a variedade de conteúdos disponíveis no ambiente virtual são competências digitais imprescindíveis para o cidadão do Séc. XXI.

Para que tudo corra bem  no Estudo em Casa, 
não te esqueças de cumprir com estas regras básicas.

Respeita os outros!

Mantém as tuas informações seguras!

Protege as tuas palavras-passe!

Atenção à tua pegada digital!

Pensa antes de partilhar!

Respeita os direitos de autor!











1 comentário: