Dia Mundial do Livro - 23 de abril
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, data escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor.
Em 2021, a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) escolheu os os ilustradores Susana Diniz e Pedro Semeano (dupla conhecida por Adamastor), Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2020, para conceberem a imagem do cartaz. Com ele, pretendem mostrar que, um ano após o início da pandemia, é o livro que continua a abrir-nos o espaço de isolamento físico, mas que também permite que o pensamento floresça e seja sempre cada vez mais livre.
O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) desenvolve a iniciativa ManiFESTA-te pela LEITURA, através das suas redes sociais.
Esta data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.
Alguns Livros famosos
- Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões
- A Ilíada, Homero
- As Mil e Uma Noites
- A Bíblia
- Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas
- Os Miseráveis, Victor Hugo
- Dom Quixote, Cervantes
- Romeu e Julieta, William Shakespeare
- Lolita, Vladimir Nabokov
- Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski
- Guerra e Paz, Liev Tolstói
- 1984, George Orwell
- Oliver Twist, Charles Dickens
- As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain
- O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
- O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
- A Metamorfose, Franz Kafka
Sem comentários:
Enviar um comentário